Descubra como funciona a faculdade EAD na Univille

Saiba como é ser aluno da nossa EAD

Vamos começar!

Depois de fazer a sua matrícula, você receberá no seu e-mail os dados para acessar o Portal do Aluno pelo seu celular, tablet ou computador. Neste espaço você terá acesso a todos os materiais do seu curso.

É hora de estudar

No curso EAD, você irá estudar com os materiais disponíveis no Portal do Aluno e nas webconferências ao vivo. Na modalidade Híbrida, além dos conteúdos online, você também terá aulas práticas presenciais para aprofundar seus conhecimentos.

Aproveite o Campus

A Univille conta com uma estrutura completa para dar apoio ao aluno EAD. Você pode usar nossos laboratórios e bibliotecas, além de participar de atividades práticas como a Universidade Comunitária e o InovaParq.

Seja independente

No ensino a distância você tem autonomia para realizar diversas atividades pelo Portal do Aluno. Você pode consultar situação financeira, gerar atestado de matrícula, ver suas notas e até conversar com os tutores.

Ainda mais motivos para você escolher a Univille

Icon Vantagens 1

O ambiente de aprendizagem é simples de mexer, e você poderá contar com o apoio de tutores especialistas para auxiliar na sua aprendizagem.

Vantagem 2

Forme-se na universidade ganhadora de mais de 70 prêmios de excelência e conquiste uma formação moderna, dinâmica e que prepara você para o mercado de trabalho.

Vantagem 3

Tenha acesso a toda nossa estrutura com mais de 150 laboratórios, bibliotecas com mais de 160 mil títulos, além de todos os nossos programas de extensão e pesquisa.

INSCREVA-SE AGORA
Aluno da graduação EAD usando um notebook.

Por que vale a pena estudar EAD?

Excelente Custo-Benefício

Excelente custo-benefício

Por demandarem menor estrutura física e de pessoal, os cursos EAD são até 50% mais baratos que os presenciais, mas sem perder em qualidade. Além da mensalidade, você também economiza com transporte e alimentação.

Flexibilidade de horários

Flexibilidade de horários

A graduação EAD cabe na sua rotina porque é você quem decide em quais horários vai se dedicar aos estudos. O material fica disponível todo o tempo no Ambiente Virtual de Aprendizagem para você acessar do seu celular, tablet ou computador.

Liberdade para outras atividades

Liberdade para outras atividades

Fazer faculdade a distância é a melhor escolha para muitas realidades, seja para quem precisa trabalhar, cuidar da família e até para quem mora longe do campus. Aproveite essa liberdade para conquistar todos os seus sonhos.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Em quais casos posso ter acesso a bolsas e descontos?

As bolsas e descontos da Univille estão disponíveis para diversos casos. Confira todas as opções aqui.

2. Qual o processo seletivo para fazer um curso EAD na Univille?

Você pode fazer processo Seletivo (análise do histórico escolar de Ensino Médio), entrar com a nota do ENEM, por transferência ou como portador de diploma. Confira neste link mais detalhes sobre as formas de ingresso na graduação EAD da Univille.

3. Qual o tempo de duração dos cursos?

A duração dos cursos a distância varia conforme a graduação que você escolher. Os cursos de licenciatura e bacharelado, em média, duram de 4 a 6 anos. Já os cursos superiores tecnológicos têm duração de 2 anos.

4. O diploma do curso EAD é reconhecido oficialmente?

Sim! Todos os cursos EAD da Univille possuem autorização e reconhecimento do MEC, o que garante que o diploma seja válido oficialmente em qualquer situação. O diploma de um curso EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial, ou seja, não há diferenciação de modalidade.

5. Onde existem campus de apoio presencial da Univille?

A Univille conta com polos em Joinville (bairros Bom Retiro e Centro) e São Bento do Sul, além de São Francisco do Sul, Itapoá e Jaraguá do Sul. Veja os endereços aqui.

6. O que é extravestibular?

Extravestibular é uma forma de ingresso da Univille em que o aluno não precisa passar pelo vestibular. Está disponível para quem fez o ENEM recentemente, para quem já tem um diploma de curso superior ou quem se transfere de outra instituição.

7. Como funciona a modalidade de Graduação Híbrida?

É uma modalidade de ensino superior que garante a flexibilidade da EAD, mas com alguns momentos presenciais. Portanto, ela é semipresencial, pois o aluno terá todo o conteúdo teórico por meio da plataforma de aprendizagem da Univille e deverá participar de aulas semanais presenciais no ambiente da universidade.

É ideal para quem precisa de flexibilidade, mas também de momentos presenciais para fixar ou aperfeiçoar os estudos.

8. Qual é a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

Todos eles são cursos superiores, mas diferem quanto à área de atuação no mercado de trabalho e à abrangência.

O bacharelado é uma formação mais abrangente e generalista, e os profissionais são capacitados para atuar em diversos ramos relacionados à área de conhecimento na qual se especializam. O tecnólogo, por outro lado, é mais específico, voltado para uma formação mais técnica e direcionada e, por esse motivo, é constituído por cursos mais curtos.

Já a licenciatura é voltada para quem deseja ser professor em uma determinada área de conhecimento. O licenciado pode ministrar aulas para os ensinos fundamental e médio.

9. Como é o material de estudo dos cursos EAD?

Você receberá o material de estudo, composto por livros, artigos, textos, vídeos, questionários, fóruns, desafios e atividades, por meio da plataforma online.

10. Haverá encontros presenciais?

Os cursos EAD têm encontros presenciais apenas para a realização das provas. Já a graduação híbrida conta com aulas até duas vezes por semana, dependendo do cronograma do curso.

Mas, mesmo quando não houver aula presencial, a estrutura da Univille fica à disposição e o estudante pode participar e promover encontros para melhorar seu aprendizado.

11. Como saber se a Universidade é credenciada ao MEC?

Você pode consultar essa informação online, pelo site http://emec.mec.gov.br/. Pesquise pelo nome da instituição no campo Consulta Textual.

12. Qual a diferença entre professor e tutor?

Ambos com papel importante para formação do aluno, o professor e o tutor contribuem para o seu processo de aprendizagem. No entanto, o professor é a figura que ministra as aulas, tanto presencialmente quanto na EAD, enquanto o tutor é quem atende os alunos da modalidade EAD para tirar dúvidas sobre conteúdos e atividades.

13. Como as aulas são conduzidas?

As aulas são elaboradas por professores e disponibilizadas online através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). As aulas são compostas por livros, artigos, textos, vídeos, questionários, fóruns, desafios e atividades.

O aluno poderá conversar com seu professor e seu tutor online ou presencial no polo sempre que tiver alguma dúvida, ou necessitar de explicações extras para compreender algum conteúdo.

Em cada disciplina, ocorre um webinar (transmissão de vídeo ao vivo) com o professor da disciplina sobre tema específico, com duração de 30 a 50 minutos. Nos cursos de graduação EAD/Híbrido, o aluno terá encontros presenciais ocorrem até duas vezes por semana.

14. Vale a pena fazer universidade a distância?

A educação a distância é ideal para quem precisa conciliar uma rotina corrida entre trabalho, família e estudo. Portanto, a flexibilidade é o principal motivo para estudar nessa modalidade.

Além disso, a EAD da Univille tem a mesma qualidade dos nossos cursos presenciais, inclusive com os mesmos professores. Você poderá utilizar a estrutura do campus tanto para assistir as aulas no seu computador, utilizando nossa rede Wi-Fi, quanto para alguma atividade prática necessária.

Facilidades relacionadas à economia com transporte para ir até à universidade e mensalidade mais acessível também são pontos importantes. Venha para a Univille!

15. Qual a diferença entre autorização e reconhecimento do curso?

A autorização do Ministério da Educação é dada quando a instituição cumpre alguns requisitos necessários para ofertar e abrir as inscrições para o curso. Depois, com as aulas ocorrendo, o MEC faz uma nova avaliação, mais rigorosa e avalia todas as características do curso para dar o reconhecimento.

Nesta avaliação são considerados a qualidade da estrutura física e acadêmica, laboratórios e professores, garantindo assim um ensino de qualidade.

16. Já estudo em outra faculdade, como faço para dispensar/ aproveitar disciplinas?

Você deve comparecer ao polo com seu histórico do ensino escolar e o plano de ensino das disciplinas cursadas. A coordenação do curso de interesse analisará e informará as disciplinas que você pode dispensar ou aproveitar.

17. Quem pode solicitar transferência externa?

Qualquer pessoa que já esteja estudando em outra instituição de ensino superior.