Ensino Superior

Teste vocacional para faculdade: saiba como é e escolha seu curso

Por Redação   | 

 Tag: Ensino Superior

Quando crianças, somos apresentados a inúmeras possibilidades de futuro. Quem é que nunca pensou em ser astronauta, bailarina ou professor – e depois se viu seguindo uma carreira totalmente diferente, não é mesmo?

Descobrir a carreira ideal para o futuro nos ajuda a definir quais caminhos seguiremos dali em diante. Mas nem sempre é fácil escolher o curso ideal, e é nesta hora que o teste vocacional para faculdade pode ajudar você a se planejar.

Se você tem dúvidas sobre qual área escolher para o seu futuro, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa realizada pela empresa de treinamento CMOV - Construindo Carreiras revelou que 80% dos universitários brasileiros não sabem o que fazer profissionalmente.

O teste vocacional pode ser um grande aliado para sanar este problema. Essa ferramenta ajuda você a descobrir suas principais habilidades, seus talentos e, como o nome já diz, a sua vocação.

E aqui não estamos falando apenas na atuação prática, mas naquela área pela qual você se motiva a trabalhar para além do dinheiro. A vocação é nutrida por um senso de agilidade e propósito. A frase “ame o seu trabalho e ele deixará de ser um trabalho” existe por um bom motivo.

Neste texto, vamos apresentar a você os diversos benefícios de realizar um teste vocacional antes de entrar na faculdade, os métodos mais utilizados – seja online, seja com profissionais – e a melhor forma de escolher um curso superior baseado nas suas habilidades e, principalmente, paixões.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Por que fazer um teste vocacional?

A principal vantagem que você identificará ao fazer um teste vocacional é adquirir maior clareza sobre quais rumos traçar para o futuro profissional. Por isso, uma boa dica é que você realize o teste antes mesmo de prestar o vestibular, afinal ao descobrir qual área mais se encaixa nas suas pretensões, fica mais fácil de chegar no mercado de trabalho já preparado para conquistar boas oportunidades.

Vale lembrar que o teste vocacional não é um recurso mágico: seus resultados são gerados a partir de algoritmos científicos traçados de acordo com as suas respostas prévias. Mas é claro que não há um consenso totalmente certeiro; cabe a você analisar, após os resultados, se eles realmente fazem sentido.

O teste vocacional ajuda você a refletir sobre quem realmente é e o que mais gosta de fazer. Ao responder os questionários propostos por um profissional ou mesmo por uma plataforma online, é possível enxergar com mais clareza as profissões que você pode se dar bem – ou até mesmo confirmar objetivos que você já almejava.

Como você pode observar, os benefícios de realizar um teste vocacional são inúmeros. Se liga só na quantidade de vantagens que ele pode trazer a você:

  • Ajuda a clarear suas habilidades e competências;
  • Fornece um senso de direção para a sua carreira;
  • Promove maior autoconhecimento sobre gostos e afinidades;
  • Mapeia seus pontos fortes e fracos;
  • Afirma caminhos que você já esperava seguir;
  • Ou mesmo abre possibilidade de desenvolvimento em áreas que sequer passavam pela sua cabeça.

Quem pode fazer um teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta útil para qualquer pessoa que deseja avaliar suas habilidades e perspectivas profissionais. Mas não para por aí! Ele também é altamente recomendado para quem ainda não ingressou no ensino superior, isso porque o fim do ensino médio é um dos momentos mais confusos e incertos para muitos jovens brasileiros.

Escolher o curso ideal para a graduação geralmente é uma tarefa difícil para quem ainda não tem certeza do futuro que deseja trilhar. Por isso, consultar um psicólogo ou coach de carreira pode fazer a diferença nesta importante tomada de decisão.

Ao mesmo tempo, o teste vocacional também é uma ótima opção para quem já possui experiência profissional, mas se sente perdido ou até mesmo insatisfeito com o atual emprego.

Com um mercado de trabalho cada vez mais flexível e com novas oportunidades de atuação, o teste vocacional contribui para o profissional alinhar suas próprias expectativas e definir escolhas baseado em talentos que, muitas vezes, a pessoa sequer imagina possuir.

Além disso, ele ainda é uma excelente ferramenta para quem está em busca de recolocação. É uma maneira interessante de você ficar por dentro de quais são as áreas que estão mais em alta no contexto atual, e, assim, definir um curso com grandes chances de empregabilidade.

aluna-fazendo-um-relatorio-1

Como fazer um teste vocacional para faculdade?

Agora que você já sabe como funciona um teste de vocação e a sua importância para definir uma boa escolha na faculdade, chegou a hora de definir a melhor estratégia para realizar o seu.

Existem diversas maneiras de realizar um teste vocacional, inclusive se você optar por uma alternativa gratuita e online. Mas será que esta opção é confiável? E qual a diferença entre um teste realizado por um psicólogo e aquele realizado por um coach de carreiras? Confira a seguir.

Teste vocacional com psicólogo

Por conhecer mais a fundo a psique humana e a forma como nos comportamos, o psicólogo é visto como o profissional mais adequado para realizar o teste vocacional. Assim como funciona em uma sessão de terapia particular, o psicólogo fará algumas perguntas para conhecer melhor a sua personalidade, seus gostos e interesses.

Depois de realizar um levantamento sobre as suas vocações, ele avaliará quais são as áreas que melhor se encaixam no seu perfil. Após uma primeira conversa, você participará de uma rodada de exercícios e dinâmicas para que sejam avaliadas as suas capacidades técnicas.

O psicólogo também é capaz de avaliar a sua personalidade de acordo com a maneira que você reage a situações de ansiedade e conflitos. Após coletar todas as informações, o orientador apresenta opções de cursos e profissões baseados na sua maneira de ser e agir.

estudante ao computador 2

Utilize as ferramentas online

Se a sua realidade no momento não permite que você invista em uma sessão de psicologia, saiba que há diversos sites que disponibilizam testes vocacionais gratuitos para serem realizados de maneira online: basta uma simples busca no Google para você encontrar várias páginas e modelos de testes.

Mas atenção: com tantas opções disponíveis, a possibilidade de os testes apresentarem resultados distintos é bastante alta. Por isso, a nossa dica é que você realize alguns testes e faça um apanhado dos resultados para verificar os padrões apresentados por eles. Não se preocupe se o resultado atingido for muito descolado das suas preferências, você pode refazê-lo mais tarde.

Lembre-se de responder aos questionários em um momento tranquilo, de preferência num ambiente silencioso e com calma, para responder cada questão em seu devido tempo.

Faça o teste com um coach

O coach de carreira está em alta! Este profissional leva vantagem quando o assunto está mais relacionado ao mercado de trabalho, justamente por ter uma especialidade mais atrelada ao universo corporativo.

Essa pode ser uma excelente opção para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou mesmo para quem já possui uma carreira profissional, mas está insatisfeito com a profissão. O coach de carreira ajudará você a encontrar novas possibilidades e habilidades para se desenvolver profissionalmente.

Como funciona o teste vocacional?

Número de questões, nível de profundidade e foco na personalidade: tudo isso é levado em conta na hora de realizar um teste de vocação. Por isso, é muito importante que você busque as opções mais completas, afinal quanto mais questões você responder, mais especificidades serão avaliadas para gerar um resultado final compatível com as suas qualidades.

E quais são os tipos de perguntas que aparecem nesse formato de questionário? Depende muito! O teste vocacional tem como objetivo avaliar a sua capacidade para solucionar problemas e lidar com diversas situações profissionais. Por isso, você se deparará com questões pessoais e técnicas.

Quais são os seus hobbies preferidos? Em quais matérias você tirava as melhores notas durante o colégio? Você gosta mais de ambientes repletos de pessoas ou se considera alguém mais introvertido? Gosta mais de realizar bem uma única atividade ou prefere se desafiar para desenvolver novas habilidades?

Tenha em mente que cada resposta servirá de base para a próxima pergunta, portanto se você responder que a sua matéria preferida no colégio era Matemática, é provável que o teste vocacional te induza a um ramo mais ligado às ciências exatas.

Como escolher a faculdade com o teste vocacional?

Após coletadas e analisadas todas as informações necessárias para traçar o seu perfil profissional, é possível ter mais clareza sobre qual curso escolher na faculdade. Ao sentir-se satisfeito com o resultado do teste vocacional, fica bem mais fácil definir os próximos passos.

A seguir, vamos apresentar os passos ideais que você deve tomar para escolher a melhor faculdade, baseado no resultado do seu teste de vocação.

Analise o resultado com frieza

É importante que você analise o resultado para ter certeza se ele condiz mesmo com quem você é e se aquilo é mesmo o que você deseja para o futuro.

Nem sempre o resultado do teste vocacional será satisfatório para quem o recebe, afinal há diversos métodos de avaliação, e é normal que haja incongruências no resultado final.

Converse com estudantes e profissionais das áreas de interesse

Gostou do resultado, mas não sabe exatamente como proceder sobre a área almejada? Que tal buscar inspirações em profissionais que já atuam na área ou mesmo em colegas que estejam cursando algo relacionado?

Conversar com professores e especialistas é uma excelente maneira de entender melhor como essas pessoas ingressaram na carreira e obtiveram sucesso. Quanto mais opiniões você tiver, melhor.

Mas nunca esqueça que o que vale mesmo é a sua motivação pessoal. Se você acha que finalmente encontrou a área dos seus sonhos, vai fundo! Busque uma faculdade que ofereça o curso – seja presencial, seja a distância – e não tenha medo de dar o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso.

Pesquise sobre o curso e mercado de trabalho

Muitas universidades abrem suas portas para visitas guiadas aos alunos que ainda não se decidiram sobre o que cursar. Por isso, vale a pena fazer uma visita ao polo mais próximo da sua região para conhecer os laboratórios, os professores, as oportunidades de estágio na área e também a realidade de demanda da profissão no mercado de trabalho.

Há um vasto mundo da internet disponível a alguns cliques de distância para que você possa pesquisar por postos de emprego em todo o país, quanto cada empresa paga de salário, as oportunidades de crescimento etc.

Tente analisar também a sua motivação após o resultado. Você se sente animado ao pesquisar sobre a área? É algo que você faria mesmo sem uma remuneração? Então pode ser que ela seja de fato a sua carreira dos sonhos.

Não leve o teste vocacional ao pé da letra

Lembre-se que o objetivo principal do teste de vocação é descobrir a profissão ideal baseada nos seus pontos fortes para, então, desenvolvê-los por meio de um caminho mais claro no mercado de trabalho. Isso significa que há diversas oportunidades que você pode levar em conta na hora de buscar a graduação e o emprego ideais.

Se o teste vocacional apresentá-lo como uma pessoa apaixonada por vendas e liderança, mas você ainda não se sente preparado para trabalhar em cargos de alta demanda, é possível criar um meio termo em que você trabalhe com marketing, por exemplo.

E se eu me arrepender?

O teste de vocação funciona como uma ferramenta de auxílio; um guia para clarear suas ideias e interesses. Portanto, não é recomendado que ele seja utilizado como uma via de mão única. Dessa forma, é natural que você encontre resultados insatisfatórios, então não se sinta pressionado caso o resultado não for o que você espera.

Se você começar o curso e achar que não é o que esperava, não tenha medo de recomeçar. Busque outra graduação e você poderá até aproveitar as disciplinas que já cursou.

Outra realidade bastante comum é a que quem já está inserido no mercado de trabalho e percebe que deveria fazer um curso na área de trabalho por conta da abertura de oportunidade. Para esses casos, muitas das melhores universidades brasileiras passaram a oferecer cursos de graduação mais curtos e voltados para o mercado de trabalho.

Mesmo com um teste vocacional para faculdade, você pode perceber que a graduação ideal seja outra. Mas, se você não sabe por onde começar, com um teste vocacional em mãos, a sua chance de trabalhar com aquilo que mais ama fica ainda mais fácil de ser colocada em prática.

Além do mais, transitar por diferentes carreiras faz parte de uma vida em pleno desenvolvimento. Ninguém nasce sabendo tudo ou tendo certeza sobre o que quer para si. Entrou na faculdade e não gostou do curso escolhido? Não se preocupe, afinal nunca é tarde para se aventurar em uma nova área.

Quer investir em uma graduação para desenvolver ainda mais as suas habilidades profissionais? Conheça alguns cursos que vão te ajudar a entrar com o pé direito no mercado:

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.