Ensino Superior

Como se tornar tech recruiter — a profissão em alta em 2023

Por Redação   | 

 Tag: Ensino Superior

O tech recruiter é uma profissão nova no mercado, mas que já está em alta e promete continuar crescendo em 2023.

Em 2021, os empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cresceram 14,4% — mais do que o dobro em relação a outras áreas do mercado.

Mesmo assim, ainda existe uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados o suficiente para suprir a demanda de muitas empresas.

E é assim que surge a necessidade de um novo profissional: o tech recruiter, ou, recrutador de tecnologia em português.

Nesse artigo, explicaremos tudo sobre essa nova profissão e como você pode ingressar no mercado!

Você vai conferir:

O que faz um tech recruiter?
Quanto ganha um tech recruiter?
Onde trabalha um tech recruiter?
O perfil do tech recruiter
A formação necessária para ser tech recruiter 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que faz um tech recruiter? 

Tech recruiter é o profissional responsável por selecionar e recrutar pessoas na área de tecnologia e desenvolvimento, como desenvolvedores back-end ou analista de dados.

Desse modo, ele precisa dominar os conhecimentos não apenas de recursos humanos, como também de TI (linguagens de programação, por exemplo) para conseguir escolher o candidato mais qualificado para as demandas da empresa.

E como a área de tecnologia muda constantemente, esse profissional também precisa se atualizar sobre as novidades do setor e reconhecer novas necessidades da empresa.  

Entre as funções de um tech recruiter, temos:  

  • elaboração da vaga;  
  • triagem de profissionais;
  • desenvolver o processo seletivo;  
  • realizar entrevistas; 
  • testar os conhecimentos dos candidatos; 
  • divulgar as vagas da empresa.

Embora tenha o conhecimento técnico, é importante ressaltar que ele não atua sozinho. O responsável do setor com necessidade de contratação vai repassar a demanda e acompanhar parte do processo.

Diferença entre o tech recruiter e o profissional de RH 

Você pode observar as funções do recrutador técnico e perguntar: qual é a diferença para o profissional tradicional de RH?

A diferença principal é que o tech recruiter é especialista na área de tecnologia. Ele sabe as principais funções e demandas que o candidato da área de TI precisa cumprir para atender as necessidades da empresa.

Esse profissional específico surgiu porque existe uma grande dificuldade em encontrar colaboradores qualificados para as empresas.  

Quanto ganha um tech recruiter? 

Segundo a Glassdoor, a média salarial de um tech recruiter é de R$ 3.800,00. Contudo, as remunerações na área podem chegar até R$ 12.000,00.

Esse intervalo existe porque grandes empresas de tecnologia precisam de profissionais altamente qualificados para as demandas da empresa e encontram bastante dificuldade para contratá-los.

Por isso, investem bastante em recrutadores técnicos. 

Onde trabalha um tech recruiter? 

Basicamente, qualquer empresa com necessidade constante de encontrar profissionais da área de TI pode contratar o tech recruiter. Podemos citar:

  • Fintechs e bancos; 
  • startups; 
  • lojas virtuais;  
  • companhias de tecnologia;  
  • marcas de eletrônicos;
  • entre outros. 

O perfil do tech recruiter 

Como falamos, o tech recruiter precisa ter qualificação dupla — uma na área de tecnologia e outra em recursos humanos. Nesse sentido, esse profissional costuma ter um perfil bem específico.

Será que combinaria com o seu teste vocacional para faculdade? Confira algumas características: 

Ter conhecimento técnico 

O tech recruiter não precisa ser especialista no desenvolvimento de softwares ou em qualquer outra área de TI — claro, se tiver, é ótimo. Ele precisa apenas ter uma boa visão geral da área, sabendo pontos como:

  • principais linguagens de programação;  
  • tarefas de cada profissional na área de TI;
  • habilidades necessárias para cada área;
  • entre outros.

É necessário saber o suficiente para conseguir elaborar vagas e atrair os melhores profissionais para a empresa.  

Ser objetivo  

Assim como o profissional de RH tradicional, o tech recruiter precisa manter uma postura imparcial e objetiva na sua função.

Ele deve escolher o candidato mais qualificado para as necessidades da empresa sem envolver qualquer personalidade ou preconceitos. 

Saber liderar 

Como é papel do recrutador transmitir a cultura da empresa e estimular os candidatos no processo seletivo, é essencial ter a habilidade de liderança para cumprir a função. 

Um bom líder precisa saber:

  • se comunicar com eficiência;
  • ser proativo
  • identificar problemas e soluções;
  • ouvir de forma ativa;
  • entre outros.  

Gostar de se manter atualizado 

Em qualquer setor, é importante se atualizar em relação às novidades, mas, quando falamos do ramo de tecnologia, essa parte é fundamental porque é uma área que muda o tempo inteiro.

Além disso, o tech recruiter deve acompanhar constantemente as demandas da empresa para identificar novas demandas e contratar mais gente.  

Gostar de lidar com pessoas 

Embora tenha a parte de tecnologia, você ainda assim estará na área de recursos humanos, então, precisa gostar de lidar com pessoas o tempo todo.

É preciso desenvolver empatia e bastante paciência com os funcionários da própria empresa e os candidatos.  

A formação necessária para ser tech recruiter 

Sentiu que tem o perfil para a profissão? Saiba que existem diversas maneiras de ingressar nessa área.

Se você já tiver alguma formação em tecnologia ou recursos humanos, pode realizar uma pós-graduação EAD ou MBA para se profissionalizar no setor.

Atualmente, existem especializações, como Gestão de RH, com duração de 6 meses a dois anos para quem quer se profissionalizar.

Caso não tenha nenhuma formação, você pode fazer um bacharelado em Administração ou Psicologia com duração de quatro anos para conquistar uma formação de ensino superior. Inclusive, também é possível fazer EAD.

Ademais, mesmo com o conhecimento completo, é preciso sempre estudar e se manter atualizado sobre tecnologia e desenvolvimento humano para encontrar os melhores talentos para a empresa! 

Conheça os cursos da Univille 

Se você está buscando cursos para ingressar na área de tech recruiter, a Univille tem excelentes cursos de ensino superior, como Administração e Gestão de Recursos Humanos, para você obter a melhor formação no ramo.

Somos uma das principais universidades privadas de Santa Catarina, temos mais de 70 prêmios de excelência e 32 mil estudantes já passaram pela gente (sendo que 89% estão empregados).

Que tal você ser o próximo? Conheça nossos cursos!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.