Cursos de graduação EAD

Engenharia Civil a distância: construa seu futuro em qualquer lugar!

Por Redação   | 

 Tag: Cursos de graduação EAD

Cursar Engenharia Civil a distância já é a opção número um de vários estudantes que decidiram investir em suas carreiras. E não é para menos, afinal, o engenheiro civil é um profissional essencial para o desenvolvimento de qualquer país. Portanto, bastante disputado no mercado de trabalho.

Se você está em busca de mais informações sobre o curso, a carreira e as oportunidades que a Engenharia Civil oferece, continue a leitura!

Nova call to action

O que é Engenharia Civil?

Engenharia Civil é o ramo da Engenharia que se ocupa de planejar, projetar, executar e monitorar o desenvolvimento de obras de infraestrutura, tais como edifícios, casas, estradas, pontes, viadutos, praças, aeroportos e portos, entre outras.

engenheiro_

Por que cursar Engenharia Civil a distância?

Engenharia Civil está entre os dez cursos mais concorridos nos vestibulares. O motivo de tamanho interesse por parte dos estudantes é a possibilidade de uma carreira promissora, que resiste às crises econômicas e que proporciona um retorno financeiro acima do salário médio nacional.

É claro que a afinidade com a área é essencial para que você se dê bem na Engenharia Civil. No entanto, na hora de escolher a carreira, é essencial que você leve em consideração outros fatores, como empregabilidade, salário e segmentos de atuação.

Também é fundamental que você estude em uma instituição de ensino de qualidade, tenha acesso a professores qualificados e a conteúdos alinhados com as exigências do mercado de trabalho. Nesse sentido, cursar Engenharia Civil a distância pode ser o diferencial que você procura.

Primeiramente porque, por ser a distância, o curso pode ser realizado por um número maior de estudantes. Dessa forma, o vestibular se torna menos concorrido.

A graduação em Engenharia Civil a distância ocorre de maneira híbrida, já que o conteúdo teórico pode ser estudado em casa, enquanto as aulas práticas, realizadas em laboratórios, são previamente agendadas, o que facilita na hora de organizar a sua rotina de estudos.

O projeto integrador possibilita aos alunos aplicar o que foi aprendido em cada semestre de forma prática, em atividades que se assemelham a situações reais do mercado de trabalho. Assim, ao concluir o curso, os profissionais recém-formados têm mais confiança para assumir responsabilidades e executar suas atividades diárias.

>>>Teste vocacional para faculdade: saiba como é e escolha seu curso

O que você vai estudar na graduação em Engenharia Civil?

A graduação em Engenharia Civil tem duração de cinco anos. Durante este período, o aluno aprende as bases da Engenharia, como cálculo diferencial e integral; geometria analítica; estatística; álgebra; e termodinâmica, entre outros conhecimentos.

Dentre as disciplinas específicas da área, estão materiais de construção, topografia, resistência dos materiais, hidrologia, eficiência energética e hidráulica. Também são aprendidos conceitos de mecânica dos solos, concreto armado, construções sustentáveis e projetos de construções metálicas.

Tecnologias aplicadas à construção civil, gestão de projetos, ética profissional, análise de viabilidade, gestão financeira e economia também são temas abordados ao longo da graduação em Engenharia Civil a distância.

Como você pode ver, o curso é bastante completo e exige muita dedicação dos estudantes. Afinal, o engenheiro civil possui uma responsabilidade técnica muito grande sobre as obras que planeja, executa e supervisiona.

A segurança das construções, bem como sua durabilidade e usabilidade são de responsabilidade do profissional. Qualquer deslize na hora de desenvolver o projeto pode inutilizar a obra ou acarretar em problemas para os usuários finais e, consequentemente, para o engenheiro civil.

engenheiro 4

O que te espera no mercado de trabalho de construção civil?

O mercado de trabalho para os engenheiros civis é bastante amplo.

A área de atuação mais buscada é, sem dúvida, o planejamento, execução e monitoramento de obras. É nessa atividade que o profissional formado em Engenharia Civil a distância pode aplicar todo o conhecimento aprendido na faculdade de forma integral.

Seja como contratado em grandes construtoras ou como profissional autônomo, o engenheiro civil que se destaca na área de projetos deve ter conhecimentos profundos de softwares de projetos 3D, dominar um segundo idioma (francês e inglês são os mais exigidos no ramo) e estar atento a tendências do setor, como o uso de materiais sustentáveis.

No segmento de infraestrutura e transporte, o engenheiro civil é responsável por projetar, executar e auditar obras de infraestrutura pública, como ruas, estradas, viadutos, pontes, metrôs, portos e aeroportos, entre outras.

Para atuar nessa área, é necessário realizar concurso público ou então atuar em empresas que participam de licitações junto aos municípios.

Outro setor que tem atraído muitos profissionais formados em Engenharia Civil a distância é o de construtechs, isto é, empresas de tecnologia focadas no segmento de construção civil.

Essas empresas unem conhecimentos da Engenharia Civil a tecnologias que facilitam o trabalho de quem atua na área. Entre as soluções oferecidas estão softwares de gestão especializados, drones para monitoramento de obras e sensores baseados em Internet das Coisas (IoT) para detectar infiltrações, umidade e maturidade do concreto.

E os benefícios, quais são?

De acordo com a legislação vigente, o piso salarial de um engenheiro é de seis vezes o valor do salário mínimo nacional para uma jornada de 6 horas diárias.

Em 2019, isso significa um piso salarial de R$ 5.988,00 reais mensais, além de outros benefícios que a empresa possa oferecer, como vale alimentação, vale refeição, plano médico e odontológico, entre outros.

Atuando de forma autônoma, o profissional formado no curso de Engenharia Civil a distância pode obter uma remuneração ainda maior. Isso depende da quantidade de projetos que ele crie, execute ou supervisione.

Há, ainda, a possibilidade de empreender no segmento. Abrir uma construtech seria uma opção interessante no momento. Mas é possível, ainda, atuar com lojas de construção e reformas, consultoria e afins.

Para finalizar a nossa conversa, é importante ressaltar, ainda, que o engenheiro civil tem bastante prestígio no mercado.

A dedicação exigida durante a faculdade e a responsabilidade assumida em cada projeto finalizado fazem com que esse profissional seja bastante valorizado.

Pronto para construir seu futuro em qualquer lugar? Acesse a página do curso e inscreva-se para o vestibular!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.