Está procurando material para fazer suas revisões para o ENEM?

Então acompanhe este texto até o final, pois preparamos uma seleção de aplicativos muito úteis para que está se preparando para as provas.

Se você quer revisar conteúdos, criar rotina de estudos ou fazer exercícios de edições anteriores do ENEM, use a tecnologia a seu favor e confira o que esses aplicativos têm a oferecer para seu desempenho nas provas melhorar.

O ENEM

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tinha como objetivo inicial fazer uma avaliação do nível de aprendizado e conhecimentos dos estudantes de todo o Brasil, para, a partir de então estabelecer a elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro. O ENEM foi a primeira grande avaliação dos estudantes do país.

Em 2004, o ministério da educação aprovou o uso das notas no ENEM como forma de ingresso em universidades de todo o país, por meio do ProUni. O objetivo era ampliar o acesso a bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Já em 2009, a prova do ENEM passou a ser usado também em universidades federais, como uma forma de unificar os vestibulares no Brasil.

Atualmente, a prova é realizada em 2 dias, com um total de 180 questões, divididas em 4 áreas do conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma redação.

app

Aplicativos para estudar

A tecnologia permite que nos dias atuais tenhamos qualquer informação em nossas mãos com poucos cliques.

Quem está se preparando para o ENEM também tem essa possibilidade. Isso porque uma série de aplicativos foi desenvolvida, cada um com alguma característica que possa ajudar o aluno nas últimas revisões ou até mesmo para desenvolver uma rotina de estudos. Confira alguns dos mais usados:

1 – Prepara ENEM (Android)

Esse aplicativo é bastante usado, especialmente por oferecer ao usuário a possibilidade de acessar as questões de todas as provas do ENEM já realizadas – cerca de 3600.

Além disso, o app traz todos os temas de redações dos anos anteriores, com dicas de como fazer um texto ideal.

O Prepara ENEM permite ao estudante fazer diversos tipos de simulados, com questões de todas as áreas. O desempenho do estudante nos exercícios gera um gráfico, importante para acompanhar a evolução do aprendizado.

É possível o estudante selecionar apenas uma área do conhecimento na qual tem mais dificuldade, como matemática, por exemplo, e fazer exercícios só dessa matéria.

O aplicativo também tem entre suas funções uma lista de datas importantes (edital, inscrições, provas, resultados das provas, etc).

E o melhor de tudo isso é que o Prepara ENEM é gratuito.

 

2 - Redação Nota 1000 (Android iOS)

Se você é daquelas pessoas que têm medo de não ir bem na redação do ENEM, esse aplicativo pode ser muito útil.

Batizado de Redação Nota 1000, o app tem por objetivo apresentar ao estudante saber quais foram os temas de redações anteriores do ENEM, textos que obtiveram nota 1000 feitos por estudantes, que podem servir de modelo, instruções em um passo a passo para a formulação e construção de um bom texto, possíveis temas para as próximas provas do exame e tudo que possa ajudar o estudante a ter o melhor desempenho na hora de escrever.

O aplicativo oferece sugestões de conectivos – palavras e expressões muito usadas nas redações, que ajudam a ligar frases e orações, como “primeiramente”, “também’, “porém”, “quando”, entre outras.

No aplicativo, também é possível tirar dúvidas e pegar sugestões sobre construção textual e o que evitar na hora de fazer a redação, no dia da prova.

3 - Formulando (Android | iOS)

Esse aplicativo é indicado para quem quer concentrar as atenções nos estudos das disciplinas exatas – matemática, química e física.

Com uma interface bem simples e objetiva, o estudante pode ir direto para os simulados de exercícios.

O acesso ao aplicativo é gratuito, apenas sendo necessário que a pessoa que for usar compartilhe sobre o app em alguma de suas redes sociais. Também não é necessário fazer cadastro para utilizar.

Legal, né?

 

4 - RevisApp (Android iOS)

 

Outro aplicativo interessante para estudar para o ENEM é o RevisApp.

Ele divide as matérias por quatro categorias - ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática - e, dentro de cada uma delas, mostra os assuntos que mais costumam aparecer nas provas.

A função do aplicativo é oferecer resumos bem práticos, o que o torna uma ótima opção para aqueles que já estudaram o conteúdo, mas que querem revisar a matéria.

O RevisApp é gratuito, mas é possível obter uma versão PRO, pelo custo de R$3,99, que libera todos os resumos.

5 - Pomodoro Timer Lite (Android) | Pomodoro Focus Timer (iOS)

Você conhece o método pomodoro? Desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, a técnica consiste na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos, geralmente de 5 minutos.

Os aplicativos de pomodoro são muito úteis na hora de dividir o tempo dos estudos e manter o foco em determinado assunto, alternando os conteúdos ao fim de cada “pomodoro”.

Por exemplo: você estuda 25 minutos de língua portuguesa, com bastante concentração. Terminado esse tempo, o aplicativo avisa que chegou a hora de dar um descanso de 5 min.

Após a pausa, você encara um novo estudo de 25 minutos, desta vez, em física, por exemplo.

A ideia aqui é otimizar o seu tempo e ajudar a manter o foco nos estudos.

6 - Easy Study 

Já que estamos falando em organização, que tal baixar um aplicativo que ajuda a montar um cronograma de estudos? O Easy Study tem esse objetivo.

Funciona da seguinte forma: você informa ao app quais as matérias precisa estudar e a quantas delas pretende se dedicar a cada dia da semana.

Em seguida, o aplicativo irá criar um planejamento com as matérias que você deve estudar em cada dia. Desta forma, fica mais fácil de se organizar e manter uma rotina de estudos que contemple as necessidades do estudante, de acordo com a disponibilidade de horários.

7 – AppBlock

Você também é daquelas pessoas que está com um olho nos estudos e outro no aplicativo de mensagens ou rede social?

Então saiba que o AppBlock é o aplicativo que bloqueia os demais aplicativos.

Isso é necessário para que o estudante não tenha sua atenção comprometida por conta de notificações que recebe e alertas emitidos pelo smartphone.

Embora não traga conteúdos que caiam no ENEM, pode ser útil para ajudar a manter a concentração e melhorar o aprendizado.

Que tal usar o AppBlock combinado com a técnica Pomodoro e responder as mensagens apenas nos intervalos de descanso?

estudante enem-1

Como entrar no EAD da Univille com a nota do ENEM?

Estudantes que tenham feito o ENEM, podem entrar nos cursos EAD e híbridos da Univille utilizando a nota da prova.

Quem tiver apresentado o melhor desempenho no ENEM pode ganhar uma bolsa com descontos de até 100%. Para saber mais, basta clicar neste link.

O estudante que optar por entrar desta maneira, não precisa fazer o seletivo da Univille.

Conclusão

O estudo de quem se prepara para o ENEM é extenso, lotado de conteúdos e possibilidades do que incluir na rotina.

Ao longo das provas, o estudante irá se deparar com 180 questões, sem falar na redação. E para ter chances de ir bem, é necessário acertar o maior número possível dessas questões. Ou seja, é preciso se dedicar muito para ter o esforço recompensado.

A sorte é que, hoje em dia, esses aplicativos podem ser ótimas opções para quem busca fazer exercícios, treinar redação, se organizar.

Um bom desempenho nos simulados propostos nos apps também acaba estimulando o estudante a se desafiar cada vez mais, a ponto de chegar no dia da prova o mais preparado possível.

Então, pegue se smartphone, vá agora mesmo à sua loja de aplicativos e bons estudos!

Ahh, boa sorte na prova do ENEM.

Se gostou destas dicas, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais. Caso tenha ficado com alguma dúvida, pode fazer um comentário logo abaixo.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT