Tag: EAD

    

Você sabia que a faculdade EAD tem crescido exponencialmente no país? Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, já são mais de 9 milhões de inscritos nessa modalidade. As vantagens são várias: custo-benefício, maior flexibilidade, menor deslocamento até o campus e facilidade para conciliar a vida acadêmica e profissional. Mas afinal, como escolher a melhor graduação EAD?


Há diversos fatores que você deve levar em conta antes de decidir pela melhor instituição de ensino a distância. A faculdade é respeitada na sua região? Os cursos são reconhecidos pelo MEC? Como é a metodologia de ensino adotada? É possível frequentar o campus como uma forma de complemento das atividades aprendidas no ambiente virtual? Os professores são capacitados? Tudo isso deve ser analisado para que, ao ingressar, você tenha uma experiência acadêmica completa e recompensadora ao final do curso.

Por isso, vamos te trazer neste texto tudo que você precisa saber antes de escolher um bom curso EAD. Vamos nessa?


Entenda como é fazer faculdade EAD

Estudar de maneira online tem se tornado um hábito comum, principalmente em países como o Brasil, onde as pessoas muitas vezes não podem se dar ao luxo de apenas estudar – precisam dividir a rotina entre trabalho e família. Por isso, a busca pelo EAD tem crescido de maneira muito rápida. Mas afinal, você sabe como é fazer uma faculdade a distância?

Se engana quem pensa que estudar de casa se torna mais fácil que
presencialmente. A flexibilidade de um curso EAD exige maior responsabilidade do aluno para lidar com a demanda de materiais e com os prazos propostos. Muitas dúvidas surgem na mente de quem está decidindo sobre ingressar no ensino superior. É verdade que a faculdade EAD tem suas singularidades, confira algumas delas:


Formas de ingresso mais flexíveis


Uma das maiores vantagens ao escolher uma faculdade EAD é o método de entrada. As melhores faculdades EAD oferecem diferentes maneiras de o aluno ingressar no curso desejado de forma flexível. Você pode optar pelo vestibular agendado, por exemplo, que dá a liberdade ao aluno para realizar a prova no dia e horário que achar mais oportuno.

Você trabalha a semana toda e não pode fazer a prova em horário comercial? Sem problemas. É possível agendar para que ela seja feita no período da noite ou até mesmo durante o final de semana.

Outra maneira de ingressar no ensino superior EAD é por meio da nota do Enem ou do Encceja. O aluno pode ganhar até 100% de bolsa caso tenha a nota necessária exigida pela instituição, não é o máximo?

Também há benefícios para ex-alunos da instituição, para quem procura uma segunda graduação ou para aqueles que decidem pela pós-graduação como forma de se especializar ainda mais em uma área desejada.

O ideal é que você entre em contato com a instituição para se informar sobre as formas de ingresso adotadas. Mas há uma característica em que todas as instituições se assemelham quanto ao método de entrada: os cursos de uma faculdade EAD sempre terão menos burocracias que os mesmos ofertados na modalidade presencial.


Aulas online e dinâmicas


É bem verdade que estamos acostumados com uma imagem padrão das salas de aula: turma cheia, professores interagindo com os alunos, conversa entre os colegas etc. Mas a tecnologia tem criado uma nova realidade com o avanço da internet, com as videochamadas, lives e as interações por e-mail. Por isso, o mercado de ensino segue uma tendência mundial de otimização do tempo e do espaço. Mas afinal, como funcionam as aulas em uma faculdade EAD?

As aulas são disponibilizadas por uma plataforma digital que compila todos os materiais em um só lugar. Dessa forma, o aluno pode acessá-las quando e de onde quiser, no horário que achar mais conveniente para seu estudo.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ainda disponibiliza ao alunos diversos materiais complementares, como textos, vídeos, infográficos e atividades para tornar a aula ainda mais rica. Também é possível participar de discussões por meio de fóruns internos e interagir com os tutores para tirar todas as dúvidas.
Apesar de grande parte das aulas serem virtuais, o aluno geralmente precisa comparecer à universidade para realizar as provas. Sendo assim, a ida ao campus se torna uma ótima oportunidade para interagir pessoalmente com os colegas e professores, além de aproveitar a estrutura da faculdade – bibliotecas e laboratórios – sempre que achar necessário.

5973


Cronograma de ensino personalizado


Essa é, sem dúvida, uma das principais vantagens para quem estuda em uma faculdade EAD. A rotina dividida entre trabalho e família muitas vezes afeta na tomada de decisão para ingressar em uma graduação.
Largar o emprego para se dedicar aos estudos é um privilégio que nem todo mundo pode ter, não é mesmo? Por isso, tenha em mente que, ao optar por um curso a distância, você terá a liberdade para montar o seu próprio cronograma de estudos. Mas como isso funciona afinal?
A graduação EAD permite ao aluno organizar e gerir o seu próprio ambiente de estudos, já que os conteúdos apresentados nas aulas online são disponibilizados por meio de uma plataforma digital que fica disponível 24 horas por dia. Dessa forma, se estudar durante a semana fica corrido por conta do trabalho, você pode reservar algumas horas para se dedicar aos estudos durante o final de semana – em um curso presencial isso não é possível, já que as aulas acontecem em um horário pré-estabelecido.


Decida seu curso de graduação ou pós-graduação


A opção pelo curso EAD é uma excelente oportunidade não só para quem está ingressando no ensino superior, mas também para aqueles que desejam se especializar por meio de uma pós-graduação.
Não é necessário que você realize um novo vestibular para entrar em uma pós-graduação: basta conferir as etapas necessárias para o ingresso no site da instituição. As inscrições para o processo seletivo EAD da Univille, por exemplo, acontecem praticamente durante o ano todo, de fevereiro a agosto. Acesse o site da instituição, faça a inscrição
online e compareça a um polo da universidade para confirmar a matrícula.
Independentemente da opção por graduação ou pós-graduação (caso já tenha passado pela primeira), é sempre importante fazer uma análise da carreira pretendida para escolher o curso que mais se identifica com as suas pretensões.

Dicas para escolher graduação a distância


Definir qual rumo tomar na vida acadêmica é um passo muito importante para jovens
e adultos que estão ingressando no ensino superior. Mas afinal, é melhor seguir uma área que sempre sonhei – abrindo mão de possíveis facilidades no mercado de trabalho – ou focar em áreas técnicas que dão mais retorno financeiro? Algumas dicas podem ajudar na hora de você escolher o curso que mais se adequa aos seus objetivos. Vamos a elas:


● Faça uma reflexão sobre quais áreas você mais gosta. Humanas? Exatas? Biológicas?
Avalie suas habilidades pessoais;
● Enumere suas prioridades e expectativas;
● Trace mentalmente que tipo de futuro você almeja ter;
● Conheça a fundo cada curso;
Estude o mercado de trabalho;
● Converso com colegas e profissionais que já tenham carreira na área pretendida.


Analise a história e o renome da instituição


Como cada instituição de ensino se mantém no mercado? Por meio da sua reputação. Por isso, antes de ingressar em uma faculdade EAD, faça uma análise sobre a história da universidade. Há quanto tempo ela está no mercado? Seus cursos são reconhecidos pelo MEC? O corpo docente é formado por professores capacitados?
Outra dica valiosa é conversar com colegas e conhecidos que já tenham passado pela instituição. Caso não conheça ninguém por perto que tenha estudado na faculdade, pesquise alguns comentários online de quem já passou pela instituição. Vale conferir a nota da faculdade no Google, rankings das melhores instituições e relatos no próprio site da universidade.


Confirme se o curso EAD é credenciado pelo MEC


Antes de mais nada, é preciso ter certeza se o curso que você deseja fazer é válido para o Ministério da Educação (MEC). O órgão governamental avalia tanto o curso presencial quanto a modalidade EAD com os mesmos critérios. Portanto, a maneira mais eficaz de confirmar se a sua graduação será formalmente aceita depois de finalizada é consultando o site da própria entidade.
Para que uma instituição de ensino esteja apta a ofertar cursos da modalidade EAD, é preciso que ela solicite um credenciamento específico para a União. Há alguns critérios a serem seguidos, de acordo com o Decreto 5.622/052. São alguns deles:
● Avaliações de estudantes;
● Estágios obrigatórios, quando previstos na legislação;
● Trabalhos de Conclusão de Curso, quando previstos na legislação;
Está com dúvidas sobre o curso escolhido estar ou não regularizado pelo MEC? Você pode fazer uma pesquisa no site e-MEC.

18083


Pesquise sobre a metodologia de ensino e os professores


Outro aspecto importante que você deve levar em conta no momento de escolher a melhor faculdade EAD para a sua formação é a metodologia de ensino ofertada pela instituição. Isso significa analisar a estrutura interna da faculdade, os materiais adotados e a maneira como os professores são avaliados para fazer parte do corpo docente.
Um dos critérios adotados pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino de uma graduação EAD é a formação de seus professores. O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que o corpo docente de uma faculdade tenha ao menos 35% de seus professores titulados como doutores.
Portanto, ao analisar a instituição, lembre-se de verificar se os professores são qualificados para a função. Quanto maior o número de professores doutores em uma universidade, maior a qualidade do ensino.
Há também mais um fator determinante: as melhores faculdades EAD trabalham com uma metodologia ativa que incentiva o aluno a desenvolver seu aprendizado para além das salas de aulas virtuais. E como isso é possível? Por meio de atividades extracurriculares, fóruns de discussão, encontros presenciais, networking entre colegas de
turma, oportunidades de estágio etc.


Escolha a melhor faculdade EAD de acordo com sua
residência


Já vimos anteriormente que a escolha por uma faculdade EAD se deve muitas vezes à flexibilidade em relação ao ensino presencial. Mas para que a instituição se adeque à sua rotina, muitas vezes é fundamental que ela faça parte do mesmo contexto em que você vive. Por isso, uma boa dica é buscar uma universidade que possua polos presenciais na
sua cidade e/ou que conheça a região onde você vive.

Ao ingressar em um curso EAD de uma universidade próxima de casa, o aluno tem mais autonomia para se deslocar até o campus quando necessário – para realizar provas, participar de eventos e trocar experiências com colegas e professores.

Se possível, faça uma visita ao campus


Independentemente da escolha por um curso presencial ou por uma faculdade EAD, fato é que temos tendência a confiar mais naquilo que conhecemos pessoalmente, não é mesmo? Por isso, depois de analisar todos os fatores essenciais para escolher a melhor faculdade EAD, uma visita ao polo físico da instituição pode ser a confirmação oficial que faltava para finalmente decidir pelo ingresso em determinada universidade.
Ao conhecer a estrutura física de uma instituição de ensino, você tem maior chance de identificar-se com as metodologias ofertadas, com os professores que te acompanharão online e até mesmo com as oportunidades de aplicar seu conhecimento. Conheça os laboratórios de pesquisa e as bibliotecas, converse com funcionários e outros alunos que façam parte da unidade, troque ideia com os professores e faça uma análise geral da estrutura do campus.
A melhor maneira de tomar a decisão certa sobre o seu futuro acadêmico vai depender de como você se organiza. Todos esses aspectos elencados no texto são importantes na hora de decidir pela melhor faculdade EAD, é verdade. Mas junto com as dicas práticas que apresentamos, é preciso focar no mais importante: valorize a sua graduação e absorva dela o máximo que conseguir.
Tenha em mente que seu diploma deve valer para além de tudo que você aprendeu com as aulas e com o auxílio dos professores e tutores. Ele deve valer como um aprendizado de vida. Por isso, aproveite todo o momento da graduação como uma oportunidade única. Invista em um local adequado para acompanhar as aulas e participe das discussões sobre cada conteúdo abordado de maneira compromissada.
No fim das contas, uma boa universidade é aquela que você leva a sério. E um bom profissional é aquele que trabalha com o que acredita e, principalmente, ama. Escolha um curso que tenha tudo a ver com o futuro que você enxerga como ideal. Escolha uma universidade que abrace seus objetivos e te ajude a chegar lá. Depois, só depende de você!
Ainda com dúvidas se conciliar trabalho e estudos é a melhor atitude a se tomar? Confira nosso texto: Entenda a importância da educação a distância para quem trabalha.

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead Univille

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT