Tag: EAD

 

Você já ouviu falar em faculdade semipresencial? Com a modernidade, todas as nossas relações foram renovadas. As comunicações mudaram, e a forma de aprender também! O ambiente online começou a moldar a nossa vida, e é natural que o ensino também acompanhasse esse ritmo de renovação.

 

A faculdade semipresencial é um nome que tem sido bastante repetido nessa renovação da educação brasileira, e não é a toa: cada vez mais alunos têm optado por esse estilo de ensino aproveitando todas os pontos positivos da modalidade.

 

Ela oferece quase os mesmos benefícios e vantagens da modalidade EAD, mas tem uma diferença principal. As aulas práticas, laboratoriais e mais importantes ainda são feitas de forma presencial.

 

Dessa forma, a flexibilidade e a acessibilidade da modalidade a distância pode, agora, alcançar cursos que ainda estavam presos no percalço da necessidade das aulas práticas e laboratoriais. Era o caso das engenharias, cursos da área da saúde, como enfermagem, e outras graduações que precisam de treinamento em laboratório, como química, entre diversos outros.

 

Mas não se engane. Mesmo com as práticas presenciais, o aluno também precisará de disciplina, foco e muita determinação para se graduar nas disciplinas a distância, pois elas ficarão completamente a cargo do aluno fazer seus próprios horários. Isso garante autonomia, liberdade e flexibilidade, mas habilidades chamadas soft skills serão cobradas, como a automotivação e a gestão de tempo.

 

Dessa forma, o aluno aprende muito além de somente as habilidades técnicas do curso, ele desenvolve também aquelas habilidades consideradas determinantes para um bom profissional do futuro. Podemos citar a inteligência emocional, a autoliderança, a autogestão e a adaptabilidade!

 

E aí, você tem interesse nessa nova modalidade que vem crescendo cada dia mais? Vamos tirar todas as dúvidas sobre a faculdade semipresencial aqui nesse post. Então continue a leitura!

 servir colega

Como funciona a faculdade semipresencial

A faculdade semipresencial, como o nome já diz, é um mix entre o melhor da experiência da faculdade presencial com o que há de mais prático do ensino a distância. Com isso, você consegue a flexibilidade e a liberdade, mas não perde as interações, o networking e o contato presencial com os professores.

 

Ela surgiu com a demanda de mercado que a personalização tem gerado. Cada vez mais as pessoas buscam por serviços que as deixam confortáveis, que garantam menos esforço e que possibilitem a liberdade de escolher pelo próprio ensino e como serão os horários.

 

De olho nessa tendência de mercado, as faculdades presenciais começaram a adaptar, em seus cursos, algumas disciplinas a distância. Esta modalidade semipresencial foi regulamentada pelo Ministério da Educação em 2004. E, dessa forma, as matérias cursadas na modalidade a distância passaram a contar como carga horária normal para o aluno se formar.

 

Apesar do nome "semipresencial", a divisão das matérias não é exatamente metade presencial e metade a distância. Essa divisão é bastante personalizada de acordo com o curso escolhido.

 

Alguns cursos permitem poucas disciplinas online, com mais de 80% da sua carga horária de forma presencial. Enquanto outros cursos podem ser feitos quase inteiramente de forma online, com as aulas presenciais sendo de uma ou duas disciplinas.

 

Por isso, é ideal que você pesquise o seu curso, a grade curricular e horária antes de investir nessa modalidade. Tudo para que você tenha suas necessidades atendidas da melhor forma e possa aproveitar o curso completo.

 

Aulas da faculdade semipresencial

As aulas da faculdade presencial são feitas para oferecer mais flexibilidade e liberdade ao aluno, sem perder características fundamentais que precisam do ensino presencial. Com isso, o aluno terá o melhor dos dois mundos, enquanto também usufrui de cursos de forma mais acessível, mais barata e com a grade completa.

 

Como já dissemos anteriormente o aluno tem a praticidade oferecida pelo EAD com as experiências únicas e a interação que o presencial oferece. Mas você já se perguntou como são as aulas da faculdade semipresencial? Vamos tirar as suas dúvidas agora:

 estudante semipresencial

Aulas online

As aulas online são disponibilizadas através do ambiente virtual de aprendizado, que pode variar de instituição para instituição. Nesse formato, até mesmo alguns trabalhos e avaliações também podem ser feitos de forma a distância sem prejudicar a grade curricular do curso.

 

Nas aulas a distância da faculdade semipresencial, é necessário que o aluno tenha foco e disciplina para assistir as aulas, fazer os exercícios e não perder os prazos. Também é importante não deixar o conteúdo para a última hora, e se atentar às dúvidas.

 

Você contará com um tutor, que é um professor especializado na sua área de formação, claro, mas também preparado para atender os alunos do ensino a distância da melhor maneira. Ele tem treinamento específico para tal, conhece todo o conteúdo e entende onde os estudantes podem ter dificuldade. O tutor sempre estará disponível para te ajudar.

 

Aulas presenciais

As aulas presenciais da faculdade semipresencial são feitas no polo ou na universidade, e a carga horária destinadas à elas depende de cada curso especificamente. Em alguns casos, as horas presenciais serão de aulas práticas, e em outros casos podem ser de disciplinas teóricas, com o professor explicando conteúdos mais densos e complexos.

 

É importante que você utilize as aulas presenciais para fazer novos contatos, interações, tirar as dúvidas com os professores e buscar pela maior experiência possível. Assim, poderá tirar o máximo dessa modalidade, onde as aulas presenciais podem fornecer muito mais do que somente o ensino.

 

Como escolher faculdade semipresencial?

Antes de escolher uma faculdade semipresencial, é preciso que você leve algumas coisas em conta. Dessa forma, você consegue optar pela melhor instituição levando em conta tudo o que ela pode te fornecer, desde ensino, até estrutura, corpo docente, experiência, e muito mais.

 

Por isso, coloque no papel os cursos que você busca, e depois comece a pesquisar por faculdades que tenham as suas áreas de interesse. Em seguida, pesquise sobre elas de forma ampla, quais são os pontos fortes e quais as experiências que os alunos tiveram. Além disso, escolha pela melhor, considerando os seguintes aspectos.

estudantes semipresencial 2

Qualidade de ensino

A qualidade de ensino de uma instituição é de extrema importância. E aqui, você não precisa considerar apenas o conteúdo. A didática da faculdade deve ser considerada, além também de pesquisar sobre o sistema de ensino, o ambiente virtual de aprendizagem e os professores.

 

Um ambiente virtual intuitivo, responsivo e de fácil acesso garante que você consiga tirar mais do seu curso, além de proporcionar uma melhor adaptação. O corpo docente deve ser de pós-graduados e de mestres ou doutores, mesmo nas aulas online. Tudo para que você tenha acesso de forma fácil ao melhor conteúdo explicado da melhor forma.

 

Qualidade da estrutura da faculdade

Além da qualidade de ensino ser importante, a estrutura da faculdade também deve ser levada em conta para uma melhor experiência. E aqui também entram tópicos importantes, como um bom local para gravação das aulas online e para as aulas presenciais, além de materiais para as aulas práticas e suporte para os alunos.

 

Nas aulas online, é decisivo que todas as instituições tenham tutores para auxiliar os alunos com as dúvidas. E, além disso, na estrutura também podem ser levados em conta aspectos como um ambiente online, uma boa metodologia de ensino, um bom software, uma avaliação eficiente das notas, entre muitos outros.

 

Localização

É importante, na hora de escolher uma faculdade semipresencial, também levar em conta a localização que ela se encontra. Para assistir as aulas presenciais, você precisará se deslocar até o polo de apoio ou campus. E você vai perder em qualidade e experiência se precisar enfrentar longas distâncias, trânsito ou imprevistos para chegar até o local.

 

A faculdade semipresencial foi elaborada para oferecer flexibilidade, economia de tempo e qualidade de vida ao aluno. Por isso, escolha uma localização que não seja tão longe da sua casa ou do seu trabalho. Dessa forma, você consegue aproveitar o curso todo de forma completa, todos os benefícios e vantagens.

 

Presencial, EAD ou semipresencial

Para escolher se deve investir em uma faculdade presencial, a distância ou semipresencial, entenda primeiro quais são as suas necessidades e as necessidades do seu curso ou da sua área pretendida.

 

Alguns cursos não permitem modalidades EAD ou semipresencial, como é o caso dos curso de direito e de medicina. Isso ocorre, pois os respectivos conselhos das profissões não regulamentam carga horária a distância, o que impede que as aulas online aconteçam. Por isso, sempre veja se o seu curso é regulamentado tanto pelo MEC, quanto pelas organizações da sua profissão.

 

Outros cursos não são compatíveis com a modalidade a distância, por necessitarem de carga horária presencial e atividades práticas. Porém, esses cursos podem aceitar o formato semipresencial, existindo a possibilidade de flexibilizar a sua rotina e proporcionar maior liberdade.

 

Existem ainda as graduações que aceitam a modalidade EAD, e podem ser feitos de forma completamente online. Porém, algumas instituições oferecem, também, a modalidade semipresencial desses cursos para alunos que querem a flexibilidade, mas ainda precisam sentir o ambiente presencial.

 

Dessa forma, pesquise o seu curso, mas também entenda qual dos formatos fica mais fácil para você, e qual deles você se adapta melhor. Isso fará com que você consiga tirar muito mais conteúdo do seu curso, aprendendo de forma mais completa, e consiga ser também mais produtivo, pois você irá se adaptar ao curso que mais combina com você.

estudantes ao comuptador

Cursos semipresenciais

Os cursos semipresenciais hoje em dia são muito mais comuns do que eram há alguns anos atrás, e oferecem mais conforto e praticidade do que os cursos presenciais. Para ampliar a sua experiência com essa modalidade, sempre busque os cursos que se adaptam às suas necessidades.

 

A maioria dos cursos pode ser oferecido de forma semipresencial, porém, alguns deles ainda não permitem grade online, como é o caso de algumas graduações na área da saúde, como Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária, e também na área de humanas, como Direito.

 

Isso acontece porque o aluno necessita de uma grande vivência e proximidade com os objetos de estudo, e a maior parte da grade é feita em um formato mais intenso para fornecer essa experiência. Podemos citar também algumas engenharias que não se encaixam no semipresencial, como a engenharia do petróleo, a aeronáutica, e entre outras. Porém, também existem engenharias que aceitam grade a distância, como é o caso da engenharia elétrica, de produção, agronômica e a civil.

 

Apesar disso, com a evolução constante das tecnologias, das formas de ensino e ferramentas de educação, um curso que ainda não aceita grade online hoje, pode se adaptar amanhã. As mudanças constantes na educação devem sempre buscar melhorias e conforto para os alunos.

 

Mesmo assim, antes de ingressar em um curso semipresencial, verifique se o seu curso escolhido permite a grade a distância. Como já citado, a maioria dos cursos oferece a opção de semipresencial, e a melhor parte é que o diploma tem o mesmo valor de um curso presencial!

 

Agora que você já conhece todos os detalhes do curso semipresencial, é ideal que você se mantenha aberto às novidades que essa modalidade pode te oferecer. Esse formato ainda é considerado bem novo, mas já vem sendo amplamente adotado por universidades do país todo e já é bastante consumido pelo público.

 

Os tempos evoluem de forma gradativa, e pode ser que, com essa grande aderência, o modelo semipresencial seja ampliado e cresça mais para outros cursos que conhecemos e de formas novas que ainda não tivemos contato. Além disso, ele vem se adaptando aos costumes dos alunos, sempre buscando oferecer cada vez mais conforto, praticidade e qualidade.

 

Uma outra facilidade disponível no mercado são as bolsas para os cursos semipresencial. Algumas universidades ofertam programas de bolsas ou vestibulares de bolsas para quem possui interesse. E além disso, você também pode ter acesso ao ProUni, que anualmente disponibiliza bolsas para estudantes de baixa renda.

 

Esse modelo continua sendo o formato ideal para quem deseja a flexibilidade e liberdade, mas que ainda precisa do empurrãozinho que o método presencial fornece, além das interações em sala de aula, que podem também ser um diferencial.

 

O curso semipresencial oferece algumas vantagens e benefícios únicos para a vida do estudante, e que podem ser determinantes para a escolha dessa modalidade. Dentre essas vantagens, podemos citar a facilidade que o curso proporciona, a flexibilidade de horários que o estudante terá, além de ter responsabilidades maiores e desenvolverem outras habilidades nesse processo!

 

Quer ler mais sobre faculdade semipresencial? Acesse o nosso blog sobre 3 vantagens de fazer um curso semipresencial!

 

Inscreva-se no nosso Blog

blog ead Univille

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT