Escrever assessoria com quatro “S” lhe parece estranho? Ou você acha que ela é escrita com “C”, mas não tem certeza?

Para quem quer fazer vestibular ou está se preparando para o Enem conhecer a grafia correta das palavras é mais que desejável, é fundamental!

Já adiantamos que o correto é escrever assessoria e não acessoria. Mas por quê?

Leia o artigo para saber a definição da palavra, alguns exemplos de uso e outras dicas para você arrasar na prova de português ou redação do Enem e outros vestibulares.

Neste post você vai conferir:

Afinal, como se escreve?
Formação de palavra assessoria
Assessoria: definição
Exemplos de uso
Outras palavras com "SS"
Dicas para o ENEM
Conclusão

Dois meninos colando post-its com anotações em um quadro branco

Afinal, como se escreve?

Assessoria: essa é a ortografia correta da palavra. Se você achava que ela era escrita com “C” não se sinta desmotivado, pelo menos você descobriu a tempo como se escreve (ufa!).

Como existe a palavra “acessar”, por exemplo, provavelmente você pode ter se confundido com a origem da palavra e com a sua definição, por isso acreditou que existisse a palavra acessoria. Mas ela não existe na língua portuguesa, viu?

Acessar significa “ter acesso a alguma coisa”, sendo acesso no sentido de entrada, aproximação ou chegada, conforme consta no Dicionário Priberam.

Por exemplo, “Maria acessou o blog EAD Univille para esclarecer suas dúvidas de português”.

Outra variação que pode gerar confusão é a palavra acessória, com acento agudo no “O”, que é a variação feminina de acessório e significa um objeto ou fator complementar a algo.

Por exemplo, “A pergunta da prova de português era acessória de uma das questões avaliativas de história”.

Mas afinal, o que significa assessoria? Continue lendo para entender.

Formação da palavra assessoria

Antes de partirmos para definição, é preciso entender a etimologia da palavra.

Assessoria é uma derivação sufixal da palavra assessor, que vem do latim assessore. O sufixo “ia” acrescentado à palavra “assessor” acaba transformando o termo em substantivo, podendo representar uma profissão, atividade ou área de atuação no mercado de trabalho.

Além da palavra assessoria, todas as suas derivações vão ter os dois “S” na grafia, como assessorar, assessorado, assessoramento e assessorial.

Assessoria: definição

Assessoria é um substantivo feminino que está relacionada ao ato de assessorar, podendo ser sinônimo de:

  • Assistência;
  • Ajuda;
  • Secretariado;
  • Auxílio;
  • Consultoria;
  • Conselheiro.

O termo pode ser usado tanto para designar alguém que atua como assistente particular de alguém ou para definir organizações empresariais que atuam no ramo de consultoria técnica em diferentes setores, como empresas de Assessoria Contábil ou Assessoria Jurídica.


Ainda, segundo o dicionário Michaelis assessoria pode ser:

  1. Um conjunto de especialistas que assessoram tecnicamente um superior hierárquico; ou seja, prestam um assessoramento e/ou
  2. Uma empresa ou órgão que se especializa na coleta e análise de dados relacionados a um determinado assunto.

Outra área em que a palavra é bastante usada é na Assessoria de Imprensa, setor da comunicação onde profissionais de jornalismo ou relações públicas auxiliam pessoas, organizações ou instituições a se relacionarem com veículos de comunicação.

Esses profissionais mediam o contato entre repórteres e porta-vozes das empresas ou sugerem pautas para a imprensa que coloquem o produto ou serviço do cliente assessorado no centro do debate público e midiático.

Mas existem, também, alguns outros tipos de assessores. Os mais conhecidos são:

  • Assessor de imprensa: profissional que estabelece o relacionamento entre imprensa e empresa.
  • Assessor jurídico: em que profissionais do Direito atuam, sobretudo prestando serviços para empresas particulares, instituições públicas ou escritórios de advocacia.
  • Assessor de comunicação: inclui todos os profissionais da área da comunicação que podem auxiliar na produção de materiais textuais, gráficos ou de outras naturezas comunicacionais.
  • Assessor parlamentar: atua no âmbito político, como na Câmara de Vereadores e Deputados ou no Congresso Nacional, e podem ser profissionais especializados em diferentes áreas técnicas do conhecimento.

Para você não ficar com mais dúvidas sobre a definição e a forma de utilização do termo em frases, confira alguns exemplos de aplicação da palavra assessoria.

Homem escrevendo em um papel acima da mesa

Exemplos de uso

Aqui mostramos para você alguns exemplos de frases com a palavra assessoria, inclusive com algumas das suas variações.

Assessoria
Marina quer cursar jornalismo para atuar em assessorias de imprensa.

Não consegui contatar a assessoria de imprensa da Prefeitura de Joinville para a realização desta reportagem.

Assessor
Deputados, vereadores e outros políticos escolhem seus assessores parlamentares com base em critérios técnicos e afinidades partidárias.

Assessorar
Fui contratada para assessorar juridicamente essa instituição.

Assessorado
O Ministério da Educação é um dos assessorados pela minha empresa de consultoria educacional.

Assessoramento
A empresa do meu pai está precisando de um assessoramento contábil para conseguir driblar as dívidas ativas do negócio.

Outras palavras com “SS”

Existem também outras palavras que pode gerar dúvida em relação a sua escrita, sobretudo aquelas com “SS” mas que possuem som de “Ç”.
O “SS” é um dígrafo, ou seja, uma sequência formada por duas letras iguais que formam um som único.

Quando o “S” se encontra no meio de duas vogais em uma palavra ela tem som de “Z”, como em casa, desanimo e liso. O dígrafo “SS”, portanto, é usado para manter a pronúncia do som de “S” entre duas vogais, sendo que nunca poderá iniciar palavras. Veja alguns outros exemplos:

  • Pressa
  • Excesso
  • Discussão
  • Promessa
  • Amassado
  • Comissão
  • Permissão
  • Confesso
  • Impressão
  • Depressão
  • Emissão
  • Repercussão
  • Intromissão
  • Riquíssimo
  • Animadíssimo
  • Sossego
  • Sucesso
  • Vassoura
  • Professor
  • Possibilidade

É importante notar que os verbos terminados em “-ceder”, “-gredir”, “-mitir”, “-cutir”, “-meter” e “-primir” formarão substantivos com dois “S”, como, por exemplo:

  • Suceder ➡ Sucessão
  • Transgredir ➡ Transgressão
  • Permitir ➡ Permissão
  • Discutir ➡ Discussão
  • Prometer ➡ Promessa
  • Oprimir ➡ Opressão

Outra regra ortográfica do uso de “SS” é quando os adjetivos são unidos com o sufixo “-íssimo”, como em belíssimo ou pouquíssimo.

Também é usado, conforme o Novo Acordo Ortográfico, de 2013, quando não há a aplicação de hífen em palavras compostas, como em antissocial ou autossuficiência.

Agora que você já sabe alguns exemplos, regras e variações da língua portuguesa é hora de estudar, certo? Veja algumas dicas para você se preparar para o Enem, uma das principais formas de ingresso ao ensino superior no Brasil.

Livros empilhados e inclinados para a direita.

Dicas para o ENEM

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio e existe desde 1998, mas mudou a metodologia em 2009, formato que perdura até os dias de hoje. A prova é dividida em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação.

Ou seja, entender as regras de ortografia não vão só lhe ajudar nas questões da prova de Linguagens, mas também na Redação. E isso vale pra qualquer prova, de vestibulares à concursos públicos, não só para o Enem.

Cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio vale 1.000 pontos e, para garantir uma boa média, o desempenho deve ser satisfatório em todas as disciplinas. Portanto, saber essas regrinhas de português pode ser um diferencial importante e uma forma de se destacar na prova.

Além disso, é sempre bom lembrar que, no Enem, a avaliação é feita por um sistema que divide as questões entre fácil, média e difícil, descontando pontos dos estudantes que acertarem as questões difíceis, mas errarem as fáceis – assim é possível identificar quem realmente sabe a matéria e quem está chutando uma resposta.

E, para alcançar o resultado esperado, é preciso se preparar seguindo alguns passos, como: separar um horário fixo para os estudos, começar estudando as matérias que são mais difíceis para você ou que você não domina como as outras, resolver as questões de provas antigas do Enem, além de assistir aulas e ler conteúdos disponíveis na internet.

Existem também alguns aplicativos disponíveis para smartphones que te ajudam nessa saga de preparo para ingressar no ensino superior, seja disponibilizando questões na palma da sua mão ou oferecendo materiais de áreas específicas, como redação ou matemática.

Conclusão

Agora que você já descobriu como se escreve a palavra assessoria corretamente e a sua definição, você já está pronto para arrasar na prova de Linguagens e na Redação do Enem.

Neste artigo você também viu alguns exemplos de palavras com “SS” e que tem uma regra ortográfica semelhante ao termo assessoria. Com todos esses esclarecimentos e dicas fica até mais fácil se preparar para o vestibular, não acha?

O Enem é uma das formas de ingresso na EAD da Univille e, dependendo do seu desempenho na prova, você tem direito a bolsas de estudos.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nossos artigos no blog EAD da Univille!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT