Você concluiu a graduação e hoje é um profissional com ensino superior. Cogitou uma pós-graduação, mas os encontros presenciais não batem com os compromissos de sua agenda. Já pensou em conquistar mais qualificação profissional com uma pós-graduação por EAD?

A pós-graduação EAD é uma excelente maneira de adquirir novos conhecimentos e melhorar o currículo. Você pode seguir os estudos em sua área profissional e ser um especialista, ou também abrir novas possibilidades e se reinventar no mercado. E é possível fazer tudo isso a distância, adaptar os estudos a sua rotina e orçamento

No post de hoje, você encontra 9 motivos para fazer uma pós-graduação a distância. Boa leitura! 

Como funciona a pós-graduação a distância 

O Ensino a Distância (EAD) não é um formato novo de ensino. O primeiro registro aconteceu no século XVIII em em Boston e muita coisa mudou desde então. A conexão com a internet, acesso a computador e outros dispositivos nos aproximou do mundo inteiro. 

Com o ensino a distância, é possível morar no interior e ter as mesmas aulas de quem mora na capital de qualquer um dos estados brasileiros. A qualidade de ensino é a mesma da pós-graduação presencial, lembrando que a universidade precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

As aulas da pós-graduação EAD são online pela plataforma de ensino da instituição. Por ela é possível acessar apostilas, vídeos, exercícios do curso, chat e fórum com os colegas de turma de qualquer lugar que tenha conexão com internet. As melhores universidades contam ainda com equipe de professores e tutores disponíveis para suporte e dúvidas. Tudo acessível apenas com a utilização de um aparelho conectado à internet. 

As atividades a distância estão cada vez mais comuns. A Educação a Distância tem crescido muito mais que a presencial, ofertando inúmeros cursos e dando acesso ao ensino superior a quem antes não poderia estudar. 

Cursar uma pós-graduação a distância é ter a possibilidade de estudar de casa, evitando trânsito, transporte, criando os seus próprios horários e acessando cursos que realmente podem favorecer a sua vida profissional. . 

Motivos para fazer pós-graduação EAD 

1. Flexibilidade para estudar 

Uma das grandes vantagens do EAD é poder criar a própria rotina de estudos. Você adapta seus melhores horários do dia para assistir às aulas, uma ótima opção para quem trabalha em período integral ou em escala de horários. É também uma boa alternativa para os pais que dividem o cuidado do dia entre filhos, casa e trabalho. 

A modalidade EAD para a pós-graduação é democrática, flexível e dinâmica. Disponibiliza diversas opções de cursos e você pode escolher o que mais chama sua atenção, e por ser a distância, não precisa se preocupar em que cidade fica a  instituição, afinal, não vai ser necessário se deslocar para assistir às aulas. 

Na pós-graduação presencial, você precisa cumprir uma agenda de aulas no campus da universidade ou no polo de apoio presencial, com horários estipulados de entradas e saídas, o que muitas vezes não coincide com os seus compromissos do dia. Essa é a principal diferença entre as modalidades.

No entanto, vale lembrar que é preciso organização e planejamento para começar a sua pós-graduação EAD, dicas de como administrar o seu tempo são bem vindas nesse processo inicial. Defina prioridades, busque por opções que possam ser adaptadas às suas necessidades e invista em você. 

student-849822_1920

2. Maior preparo para o mercado de trabalho

Nos últimos anos, a procura por ensino superior foi grande. Bolsas e financiamentos do governo, assim como bolsas de estudo e outras modalidades de benefícios, tornaram a graduação em instituição privada mais acessível para uma boa parte da população. 

Diante desta nova oferta de profissionais com curso superior, algumas pessoas voltam às universidades a procura de um diferencial para se destacar no mercado de trabalho. A pós-graduação EAD é uma excelente forma de ser visto como um candidato atualizado, especialista e preparado para cargos de gestão e liderança

Na Vagas, plataforma para busca de empregos, 70% das oportunidades de trabalho para quem tem pós-graduação são para níveis pleno, sênior, supervisão e outros cargos de chefia. 

Os benefícios da pós-graduação EAD vão além do setor privado. Funcionários públicos também têm vantagens ao atualizar seus currículos. É possível somar um adicional de qualificação ao salário atual, melhorar a aposentadoria, buscar funções mais elevadas ou até mesmo, ser convidado a ocupar um cargo de gerência. Para conquistar isso, o servidor público precisa se especializar, seja em sua área ou outro assunto de interesse. 

 

3. Melhores salários

E falando em dinheiro, uma pesquisa realizada pela Catho Educação em janeiro de 2018, mostrou que cursos de pós-graduação impactam diretamente no salário de um profissional. A pesquisa considerou esses salários de acordo com a hierarquia dos cargos. Um exemplo é a coordenação: quem atua nessa área e possui pós-graduação pode ter um aumento de até 53,7% no salário. 

 

4. Oportunidades de reposicionamento profissional 

Uma pesquisa realizada em 2018 mediu o índice de insatisfação profissional dos brasileiros. De acordo com Fredy Machado, responsável pela pesquisa e autor do livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”, a taxa nacional de insatisfação no trabalho é de 90%. 

Seja pelo salário baixo, carga horária rotativa, falta de benefícios, esgotamento da função atual e diversos outros motivos, o brasileiro está insatisfeito no trabalho a níveis alarmantes. Nesses casos, muitas vezes, se reposicionar no mercado é a única saída.

A pós-graduação, além de atualizar conhecimentos, aumenta a sua chance de ser promovido e ainda é possível unir áreas distintas e ser um profissional diferenciado no mercado. Você pode ter graduação em contabilidade, escolher uma pós EAD em Gestão de Projetos e assim liderar grandes equipes e desenvolver projetos para vários segmentos do mercado. 

O curso de pós-graduação é uma ótima oportunidade de construir um networking profissional, ou seja, uma rede de contatos onde é possível conseguir conseguir informações relevantes sobre o mercado, aprofundar relações com clientes, aumentar a sua visibilidade profissional e quem sabe, ser indicado para uma vaga de emprego

Se você está insatisfeito, experimente  procurar um novo caminho, estudar outra área e conhecer novas demandas. Esse pode ser o momento ideal para se reinventar e ser sua melhor versão. 

BLOG IMAGENS (18)

5. Menor custo 

A mensalidade acessível é uma das características mais importantes da educação a distância. E o EAD é a opção mais em conta entre as modalidades oferecidas no mercado. Uma rápida pesquisa pela internet mostra a oscilação que os preços têm. E ainda sim, existem instituições que mensalidade cabe no seu bolso.

Você não tem gastos adicionais com transporte e alimentação, já que não precisa se deslocar para ir até as aulas. As instituições disponibilizam apostilas, videoaulas, ferramentas de interação e suporte para dúvidas, tudo direto na plataforma de ensino. 

Algumas universidades privadas oferecem benefícios para os cursos de pós-graduação EAD: descontos para servidores públicos, convênio com empresas do setor privado, vantagens para aluno egresso, benefícios exclusivos para quem já fez 60 anos e tem muita experiência para trocar, entre outras modalidades.

6. Diploma tem a mesma validade

Sim, o diploma do curso de pós-graduação EAD é o mesmo da modalidade presencial. O MEC é quem reconhece e valida as universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Se a instituição e o curso de pós-graduação EAD que você pesquisou forem credenciados no Ministério da Educação, significa que a universidade é confiável, portanto, pode concluir sua matrícula. 

Os critérios de avaliação que o MEC usa na avaliação de cursos a distância e presencial são os mesmos, em seu currículo constará o curso concluído, sem especificar se seus estudos foram presenciais ou a distância e ambos os diplomas têm a mesma validade.

 

7. Variedade de cursos 

Cursos de pós-graduação são divididos entre lato sensu e stricto sensu e o mesmo vale para o ensino a distância. Lato sensu significa ‘sentido amplo” e são os cursos de pós-graduação ou MBA voltados para alguma especialização, geralmente indicados para quem deseja avançar profissionalmente, melhorar o salário ou focar em apenas uma determinada área. 

Já no stricto sensu estão os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, que são focados em preparar profissionais para a área acadêmica, de pesquisa ou docência. 

Não existem restrições na hora de escolher seu curso de pós-graduação EAD, é possível fazer a sua matrícula em qualquer área que atenda seus interesses, sem precisar ter relação com a sua formação anterior. E por ser a distância, toda aula é online, você não precisa se preocupar com deslocamento até a universidade.

É possível, ainda, fazer mais de uma pós-graduação EAD ao mesmo tempo, para isso é necessário planejamento e disciplina, planilhas para controle de estudos são uma ótima maneira de organizar os seus compromissos dos cursos. 

 

8. Acesso ilimitado ao conteúdo 

A universidade que oferece cursos EAD, disponibiliza a todo estudante um login e senha para ter acesso a uma plataforma de estudo. Nela é possível tirar dúvidas com o tutor, enviar exercícios e trabalhos para correção, baixar materiais de estudo, acessar as videoaulas e interagir com os colegas de curso através de fóruns e chats. 

Por ser online, esse ambiente virtual fica disponível 24 horas por dia e você tem acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos do curso. Pode revisitar quantas vezes quiser, desde que tenha acesso a um computador ou celular com internet.

archive-beautiful-book-stack-256455

9. Biblioteca online 

As bibliotecas online chegaram para ficar e estão conquistando cada vez mais espaço no mercado educacional. Esse grande avanço tecnológico traz muitos benefícios para os alunos e professores nas universidades. Com acervos completos e facilidade de acesso, é possível tirar dúvidas de onde estiver, seja a caminho do trabalho ou na fila do banco. 

O reconhecimento do MEC é de extrema importância e quando falamos de biblioteca online, o  Ministério da Educação exige que toda universidade que ofereça cursos a distância, tenha uma biblioteca com acervo rico e acessível para todos os alunos.

A facilidade e rapidez das bibliotecas digitais são um grande diferencial para alunos e professores, a possibilidade de acessar conteúdos de qualquer parte do mundo, desde que tenha conexão com internet e um dispositivo móvel, contribui diretamente para o aproveitamento do curso. Para quem faz pós-graduação EAD não é diferente, você pode consultar livros de diversos assuntos e aprofundar ainda mais o seu conhecimento. 

10. Desenvolvimento de novas habilidades 

Sair da zona de conforto e se adaptar às novas tecnologias é um processo que deve ser construído todos os dias. Continuar seus estudos é a forma mais prática de investir em você, já que o conhecimento nunca perde valor. Considere também que o mercado muda o tempo todo, e mesmo assim o seu dia continua tendo 24 horas, é preciso ser um profissional atualizado e em tempo hábil, já que as novidades nunca param de aparecer

Quer aprender novas habilidades? Pesquise pelo curso de pós-graduação que desperte sua vontade, não tem problema ela ser diferente de sua formação anterior. Assim como o mercado, os seus interesses pessoais também podem mudar ao longo de sua carreira. Você pode ter feito graduação em Administração, trabalhado na área e anos depois descobrir que gosta muito de software, um mercado em crescimento e com demanda de contratações, oportunidades assim aparecem para quem se atualiza. 

Não tenha medo de voltar a estudar, muito menos pense que um curso de pós-graduação não é para você. Existem muitas opções no mercado, uma dela cabe no seu bolso, afinal, não é tarde para investir em seu desenvolvimento, voltar aos estudos e repensar o caminho que foi escolhido há tempos atrás.

Logo, a pós-graduação EAD permite a atualização de conhecimento, possibilidade de ser promovida a cargos de liderança e gestão e aumento de salário. Estimula a construção de um networking profissional e todas as oportunidades que essa rede pode acrescentar para a sua carreira. 

Os horários são flexíveis e você monta sua rotina de estudo. Cursos a distância ensina na prática com ter disciplina, organização e planejamento, é o aprendizado que vem por todos os lados. 

Agora que você já sabe tudo que um curso de pós-graduação EAD pode proporcionar para você, quer saber porque estudar online está cada vez mais popular? Acesse nosso blog e conheça mais motivos para se adaptar a essa tecnologia. 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT